Exposição Vai dar Jazz

O Sesc RJ entende a cultura como uma característica fundamental na construção da identidade de um território, por isso, valoriza e apoia as manifestações artísticas locais.
A ideia é aprofundar as questões sobre arte e territorialidade, proporcionando o fortalecimento da nossa identidade e território frente à produção artística-cultural e os avanços das discussões e propostas da arte em conexão com a contemporaneidade.
Nessa perspectiva, o Sesc RJ apresenta a Exposição Vai dar Jazz.
Sesc RJ

Artistas Convidados

Cisko Diz

Ilustrador, Designer e Animador
Com mais de 27 anos de experiência produzindo ilustrações editoriais, livros infantis e quadrinhos. Atuando também em cinema, tv e mercado publicitário.
Trabalhos recentes:
“Reality Z” (Netflix e Conspiração Filmes) – Design Gráfico e Concept artist. Direção de arte: Yurika Yamasaki e Direção geral: Claudio Torres
“Santos Dumont – mais leve que o ar” (HBO e Pindorama Filmes) – Ilustrador e Design Gráfico. Direção de arte: Kiti Duarte e Direção geral:Fernando Acquarone e
Estevão Ciavatta
“DPA 2 – O mistério Italiano“ (Gloob e Paris Filmes) – Concept Artist e Design Gráfico. Direção de arte: Yurika Yamasaki e Direção geral: Vivianne Jundi
“Um pai no meio do caminho” (Netflix e A Fábrica Entretenimento) – Concept artist e Design Gráfico. Direção de arte: Yurika Yamasaki e Direção Geral: Cris Damato.

Entre 2009 e 2017, trabalhei em uma produtora de vídeo e eventos (AV Produções) alternando as funções de ilustrador, animador e diretor de arte em alguns projetos – em 2014 fiz ilustração, storyboard, direção de arte e design de personagem no curta “O Apólogo”, no acervo da TV Escola.
Como storyboarder, trabalhei em diversas produções para comerciais (com produtoras no eixo Rio – São Paulo), em cinema e séries para tv (Parada 174 (Dir. Bruno Barreto), seriado Mandrake (Conspiração Filmes).

Paulo Gonçalves

Nascido no bairro da Penha, no Rio de Janeiro, Paulo Gonçalves é um artista nato. Desde os seis anos de idade começou a se envolver com arte por pura intuição e inspiração. Começou a trabalhar com artes plásticas aos 14 anos e, como bom autodidata que é, já que nunca fez nenhum curso específico, foi evoluindo aos poucos acompanhando as tendências que o mundo exigia. 

Com trabalhos espalhados pelos quatro cantos do Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Paulo é diretor da Fundição de Artes & Ofícios há três anos e responsável por várias peças culturais espalhadas pela Cidade, como o baixo instalado em Costazul, o saxofone na Praia da Tartaruga; e as molduras com os nomes das praias instaladas no litoral.


Rodrigo Pontes

Rodrigo Pontes é artista visual, pós graduando em Design de Interiores.
Também é cantor e permeia por outras áreas artísticas.

Em 2019 lançou seu primeiro EP – Tempos, disponível em todas as plataformas digitais e no mesmo ano lançou também seu primeiro Clipe profissional com a Música Caminho, publicado no seu canal oficial no YouTube: Rodrigo Pontes Oficial.

Já realizou e participou de exposições coletivas e individuais. No ano de 2017 participou de uma seleção a nível mundial realizada pela RCC- Renovação Carismática Católica Mundial sediada no Vaticano. Ele foi selecionado dentre 27 artistas do mundo. Representou o Brasil com um trabalho feito em mosaico intitulado “O Amor”.

Hoje esse painel de 70×70 cm está exposto no Vaticano e um outro painel de 1x1m na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, na cidade de Rio das Ostras, RJ.

Na cenografia já assinou vários trabalhos autorais em shows que ele mesmo atuou como cantor no teatro de Rio das Ostras e de outros artistas também.

Também está na direção de arte, figurino, cenografia e criação artística do DVD Vinde a Mim Crianças – projeto católica direcionado para o público infantil.

Junto à Fundação Rio das Ostras de Cultura realiza o projeto CULTURIOSIDADES, uma maneira de levar cultura de forma divertida.

Há mais de 16 anos ele atua na pintura artística em paredes, tanto em espaços residenciais quanto comerciais.

Atualmente ele tem um projeto chamado Paredes A Cores que leva informação e conteúdo gratuitos sobre design de parede através das redes sociais. “Eu acredito que a presença da arte e das cores em nossas casas trazem mais harmonia e bem-estar e beleza para dentro dos diversos ambientes que habitamos.” Conta Rodrigo.

O projeto nasceu em dezembro de 2019 a partir da observação dele durante o período de reclusão social, devido a pandemia de Covid-19, onde as pessoas em geral estão arrumando e decorando suas casas cada vez mais. Houve um maior interesse pela casa pois fomos levados a permanecer mais tempo nela.

Mas muitos têm várias dificuldades e dúvidas, sobretudo em relação à pintura de parede, ou mesmo na escolha de cor e estilo de decoração.

Como ele atua no mercado de design de parede personalizado para ambientes residenciais e comerciais há mais de 16 anos, e ama fazer pinturas artísticas em parede, decidiu contribuir para que as pessoas, mesmo sem saber nada de decoração ou pintura, pudessem se aventurar na pintura das suas paredes.

O objetivo é que elas mesmas transformem suas paredes brancas ou ambientes sem personalidade, através de várias técnicas que ele ensina de design de parede, em paredes com mais cor, alegria, tranquilidade e bem estar para seus lares.

“Afinal todo mundo quer se sentir em casa em casa.” Destaca Rodrigo.

“Por isso eu ensino o design de parede porque amo falar sobre o assunto e a maior recompensa é ver as pessoas motivadas a partir das minhas sugestões nas lives e posts, a fazerem mudanças na decoração de suas casas.” Completa Rodrigo.

Todos e todas que se interessam por decoração, artes e pintura em parede estão convidados a seguirem e ficarem por dentro das novidades publicadas lá no Instagram @paredesacores.

Contas no Instagram

@rodrigopontesoficial
@parederesacores

Ficha técnica

PRESIDÊNCIA DA FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | FECOMÉRCIO RJ
Antonio Florencio de Queiroz Junior

ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO SESC NO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO REGIONAL
Regina Pinho (Diretora Regional)
Fabio Soares (Diretor de Desenvolvimento Institucional)

DIREÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS
Fernando Alves da Silva (Diretor de Programas Sociais)

GERÊNCIA DE CULTURA
Cristina de Pádula Cattan (Gerente)
Christine Braga (Coordenadora Técnica)
Stela Costa (Analista de Artes Visuais)

UNIDADE NOVA FRIBURGO
Alexandre Couto (Gerente)
Roberto Calvano do Amaral (Coordenador Técnico)
Cynthia A. Fernandes Lack (Analista Técnico de Cultura)

IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO
Sesc RJ

ARTISTAS
Cisko Diz
Paulo Gonçalves
Rodrigo Pontes

PRODUÇÃO
Paulo Almeida

PROJETO EXPOGRÁFICO
Karla Pessôa

MONTAGEM
Nova Dupla soluções digitais

DESENVOLVIMENTO PLATAFORMA
Rafael Spoljaric Abicair